terça-feira, 10 de maio de 2011

Tratamento de efluentes para reuso, uma necessidade nos dias atuais

    A questão ambiental representa hoje uma das temáticas mais discutidas pela humanidade. Esse fato se deve fundamentalmente às formas de desenvolvimento geradas pelo homem, que passa a ver a natureza como fonte de recursos inesgotáveis, causando alterações irreversíveis no meio ambiente, seja ele urbano ou rural. O crescimento desenfreado da população mundial fez com que houvesse necessidade de mais áreas para habitação. Harmonizar a convivência do homem com o meio ambiente fez com que várias áreas do conhecimento fossem desenvolvidas e criadas, de modo que a sustentabilidade e preservação sejam posta em foco principal da nova era.
     Outro problema é a escassez dos mananciais hídricos; a água potável é um recurso cada vez mais escasso no planeta. Em 2007 a ONU (Organização das Nações Unidas) declarou que cerca de 1,1 bilhão de pessoas em todo o mundo não têm acesso a água potável e estima-se que dois milhões de crianças morrem todos os anos pela falta dela ou de saneamento básico.
O planeta é constituído de dois terços de água, o problema é que quase toda esta água encontra-se distribuída sob a forma de gelo ou água salgada, o que impede seu consumo imediato pelo homem. Apenas 0,3% esta acessível ao homem.
     Partindo do pressuposto que diversos impactos gerados ao meio ambiente tem refletido sobre a qualidade de vida do homem. Focaliza-se a necessidade de tratar e reutilizar os efluentes através de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), pois estes são reflexos do crescimento desordenado da população sem estudo prévio dos impactos ambientais gerados que se reflete em problemas sócio-econômicos e ambientais, configurando-se em causas sociais que prejudicam a qualidade de vida da população. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário